Iniciativa da FMUSP realiza seu primeiro treinamento voltado a profissionais de creche
O projeto Kids Save Lives Brasil (KSLB) capacitou 56 profissionais do Centro de Desenvolvimento de Educação Infantil (CEDEI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) em um treinamento de quatro horas, realizado no dia 28 de março. Essa foi a primeira vez que a iniciativa teve como público-alvo profissionais que atuam em berçário.
A ação preparou a equipe para prestar suporte básico de vida em situações de engasgo total ou parada cardiorrespiratória, o que contribui diretamente para a segurança e o cuidado com as crianças atendidas na unidade.
A necessidade do treinamento foi identificada pela Profa. Dra. Magda Carneiro-Sampaio, titular da Pediatria da FMUSP, que sugeriu a ação à coordenação do projeto. “Os profissionais ficaram muito satisfeitos e elogiaram a qualidade do curso”, relatou a Profa. Dra. Naomi Kondo Nakagawa, que coordena a iniciativa junto à Profa. Dra. Sandra Elisabete Vieira.
Em sete anos de atuação, o KSLB já atendeu estudantes, docentes e funcionários de escolas públicas e particulares e registrou relatos de salvamento de vidas, como o de uma agente escolar da EMEI Prof. Antônio Branco Lefevre, que salvou o filho de sete anos após ele se engasgar — apenas um mês depois de ela ter participado do curso.
A intenção da equipe é ampliar a iniciativa para outras creches da USP e capacitar mais profissionais da educação infantil, que se tornarão multiplicadores do cuidado em saúde.
Assessoria de Imprensa e Comunicação FMUSP
Publicado em 11/04/2025