Filtros de busca:

Você sabia?


Ano I - Edição 22 - 16/09/2024 a 22/09/2024

Programa de Saúde Digital inicia modelo assistencial TeleUTI em cinco regiões do Estado

Programa de Saúde Digital inicia modelo assistencial TeleUTI em cinco regiões do Estado


O modelo oferece teleinterconsultas e capacitações remotas a equipes multiprofissionais que atuam em UTIs

O modelo assistencial TeleUTI iniciou, em agosto, suas operações em cinco hospitais do Estado. O primeiro estabelecimento de saúde a receber a iniciativa foi o Hospital Regional Jorge Rossmann, que cobre municípios das regiões da Baixada Santista e Vale do Ribeira.  

Na sequência, foi iniciada a operação do modelo no Hospital Regional de Presidente Prudente, que presta assistência médica eletiva de média e alta complexidade para 45 municípios da região Oeste; o Hospital Regional Sul, em São Paulo; o Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra; e o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, localizado em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira.  

O modelo, que oferece teleinterconsultas e capacitações remotas a equipes multiprofissionais que atuam em UTIs, está sendo desenvolvido pelo Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital), realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e pelo Centro de Inovação do Hospital das Clínicas (InovaHC) em parceria com a Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo (SES/SP).  

A equipe de médicos especialistas em terapia intensiva, estabelecida no Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado de São Paulo, localizado em unidade do HCFMUSP, colaboram com equipes multiprofissionais em UTIs, fornecendo orientações, discutindo casos clínicos e compartilhando conhecimento especializado.  Essas interações serão realizadas por meio de plataformas digitais que garantirão a segurança e a confidencialidade das informações compartilhadas. Ainda na primeira fase do programa, em 2024, serão integrados à iniciativa um total de 18 hospitais.  

Nas próximas semanas iniciam-se as discussões com o grupo 2, que deverá ser formado pelo Hospital Geral de Pedreira, Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Hospital Regional de Osasco, Hospital Guilherme Álvaro e Hospital Regional de Cotia. A previsão é que a cada semana ocorra a entrada de dois a três hospitais no modelo.  

Sobre o Programa de Saúde Digital  
O Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) é uma iniciativa destinada ao estudo, teste e validação das melhores soluções para qualificar, facilitar e ampliar o acesso do cidadão à assistência à saúde.  

Baseado nos conceitos de transformação digital e nas melhores práticas mundiais, o programa busca a disrupção em diversas áreas por meio da validação de novos métodos, processos, fluxos e estruturas que possam ser escalados para o acesso universal no sistema público de saúde. Com execução entre 2024 e 2026, o PD&I Saúde Digital é desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e pelo Centro de Inovação do Hospital das Clínicas (InovaHC), com realização da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo (SES/SP).  

 O PDI Saúde Digital engloba seis iniciativas: TeleAPS, voltado à Atenção Primária à Saúde; TeleUTI, destinado à teleconsultoria para terapia intensiva; TeleSAP, orientado para o teleatendimento em Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada às pessoas privadas de liberdade; AME+Digital, focado no teleatendimento médico de especialidades; Mapeamentos de Saúde Digital e Requisitos Tecnológicos das Unidades de Saúde do Estado de São Paulo; e implantação do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado de São Paulo.


Publicado em 13/09/2024

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer