Obra com 1.700 páginas simboliza a maioridade da especialidade médica
A nova edição de “Medicina de Emergência – Abordagem Prática” – considerada a obra mais completa e atualizada sobre o tema no Brasil – foi lançada, na quarta-feira (15/05), em evento realizado no saguão principal do Instituto Central do HCFMUSP.
Esta 18ª edição é de autoria da Titular da Disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP, Profª. Drª. Ludhmila Abrahão Hajjar, contando com o trabalho de seis médicos editores e ampla equipe de especialistas. O volume de 1.700 páginas é um lançamento da Editora Manole.
Emergência
A autora, Profª. Drª. Ludhmila Abrahão Hajjar destacou: “Se temos a Emergência que temos hoje devemos e muito à Profª. Drª. Eloisa Bonfá pelo seu trabalho árduo. Anos atrás, ela teve a visão estratégica de que uma Emergência Referenciada seria necessária para que a gente tivesse um cuidado de alta complexidade dentro de uma lógica de sustentabilidade” – afirmou ela.
A Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá destacou o processo de transformação para a atual Emergência Referência, citando o trabalho de gestão hospitalar da Drª. Bia Perondi e equipe (Drªs. Ana, Leila, Amanda).
“A gestão modifica a eficiência, transparência e cuidado com nosso paciente. Na pandemia da Covid-19, tivemos a maior prova de a nossa emergência ser referenciada. Se estivéssemos de porta aberta, não atenderíamos nem um terço dos pacientes graves aqui acolhidos” – disse a Profª. Eloisa Bonfá.
Ela acrescentou que o processo é de mudança, citando a liderança da Profª. Ludhmila e a presença de novos membros da equipe. Observou que o livro “Medicina de Emergência – Abordagem Prática” em sua 18ª edição representa a maioridade da melhor assistência.
Participaram do evento a Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira; o Presidente do Conselho Diretor do ICHC, Prof. Dr. Nelson De Luccia; o Diretor Adjunto do ICHC, Dr. Marcelo Cristiano Ramos de Azevedo, que representou a Diretoria Executiva do ICHC; o Diretor de Corpo Clínico do ICHC, Dr. Marcelo Cristiano Rocha; o Médico Assistente de Emergências Clínicas do ICHC, Dr. Rodrigo Brandão Neto e a Diretora Executiva da Editora Manole, Amarylis Manole.
O livro
A obra é referência para médicos e residentes que atuam em emergências médicas e aqueles que são estudantes de medicina. “Medicina de Emergência – Abordagem Prática” está em constante atualização.
Esta é a 18ª edição revista e ampliada que apresenta fluxogramas considerados essenciais para tomada de decisão em emergências. Procedimentos são detalhados com indicações, descrições, figuras, complicações e manejo.
Destaca a técnica de ultrassonografia à beira do leito no departamento de emergência definida como fator importante no diagnóstico e tratamento de pacientes. Essa técnica é descrita com imagens, figuras e vídeos.
O livro de autoria da Profª. Drª. Ludhmila Abrahão Hajjar tem como editores: Dr. Rodrigo Antonio Brandão Neto - Médico Supervisor da Emergência Referenciada do HCFMUSP; Dr. Lucas Oliveira Marino - Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP; Dr. Julio Flávio Meirelles Marchini - Médico Assistente da Emergência Referenciada do HCFMUSP; Dr. Júlio César Garcia de Alencar - Médico Emergencista; Drª. Karina Turaça - Emergencista pelo HCFMUSP; Dr. Bruno Adler Maccagnan Pinheiro Besen - Coordenador das UTIs da Disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP.
Publicado em 17/05/2024