Evento foi realizado na Grécia e contou com cinco trabalhos da Faculdade
A atuação e os resultados do projeto que promove treinamento prático para suporte básico de vida para crianças, adolescentes e adultos foram destaque no congresso anual do Conselho Europeu de Ressuscitação. Realizado entre os dias 31/10 e 02/11, o evento contou com a apresentação de trabalhos de quatro estudantes da FMUSP e foi realizado na cidade de Atenas, Grécia. O grupo que representou a Faculdade contou com a participação dos alunos de Medicina Cássio Oliveira Cardoso, Vinícius Galbim de Paula e João Matheus Domingos da Cruz Sá, e da aluna de Fisioterapia, Gabriela Harumi Gomes Miyadaira.
Além dos graduandos, a comitiva da FMUSP teve a liderança da Coordenadora Nacional do KSLB, Profa. Dra. Naomi Kondo Nakagawa, e participou do jantar do evento com fundadores do International Liaison Committee on Resuscitation, entre eles o Dr. Sergio Timerman, do Instituto do Coração HCFMUSP. “Essa foi a primeira viagem internacional para todos eles, que enfrentaram o desafio de apresentação e arguição em inglês. Os quatro graduandos foram muito elogiados pelos professores do Congresso pelos trabalhos”, disse a coordenadora do Kids Save Lives Brasil.
Experiência transformadora
“Apresentei um pôster sobre o ensino de RCP em grupos de mais de 30 pessoas por instrutor. Esse formato é uma inovação na pesquisa, pois geralmente a qualidade do ensino de RCP é avaliada em grupos de, em média, seis pessoas.
Em países de baixos recursos, treinar poucas pessoas é um desafio, por isso nos propusemos a entender a eficiência de grandes grupos. Foi meu primeiro evento internacional, tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal, a experiência foi incrível!” - Cássio Cardoso, aluno da turma 111 de Medicina. “Foi bastante enriquecedor poder não só participar, mas também apresentar meu primeiro trabalho internacional, sobre o uso de um software em tempo real e uma lista de verificação para a avaliação de habilidades de RCP em adultos.
No evento, tive a honra de conhecer grandes referências na área, como os professores Dr. Bernd Böttiger, Dr. Pascal Cassan e Dr. Frederico Semeraro. Além da oportunidade de conhecer novas tecnologias aplicadas à área" - João Matheus, aluno da turma 109 de Medicina. "Meu trabalho foi uma avaliação da qualidade da RCP em treinamentos de grandes grupos de crianças em idade escolar. A experiência que me mostrou a importância da produção científica e seu impacto global. Além disso, apresentar em uma língua diferente, especialmente o inglês, foi um desafio que evidenciou a necessidade do domínio dessa língua para o avanço das pesquisas e o desenvolvimento do conhecimento" – Vinícius Galbim de Paula, aluno da turma 111 de Medicina. "Meu estudo abordou os fatores de risco para desenvolver doenças cardiovasculares e as competências de RCP relatadas por estudantes. Apresentar no ERC Annual Congress foi uma experiência única, tanto pessoalmente quanto academicamente. O maior desafio foi o inglês, mas a oportunidade de conversar com várias referências na área e conhecer as principais tecnologias desenvolvidas foi inesquecível" – Gabriela Miyadaira, aluna da turma 52 de Fisioterapia.
Publicado em 14/11/2024