Programação contou com apresentações musicais e palestras sobre a gestão assistencial e os cuidados com o desenvolvimento infantil
Apresentações musicais e palestras sobre a gestão assistencial e os cuidados com o desenvolvimento infantil marcaram o encerramento das comemorações dos 80 anos do HC no Instituto da Criança e do Adolescente (ICr), realizados durante todo o mês de outubro. Ao todo, foram 10 diferentes ações dedicadas aos pacientes, colaboradores e seus familiares.
Com quase 30 anos de estrada, o grupo Barbatuques encantou a plateia. A apresentação contou com a presença de 45 crianças da EMEI Prof. Antonio Branco Lefevre, que acompanharam ávidas e interagiram a cada som produzido pelos artistas.
Com as presenças de André Venegas, Mauricio Mass, Tais Balieiro e Luciana Cestari, em quase uma hora de espetáculo, o grupo apresentou clássicos de seu repertório, como Tum Pá (2012) e Baiana (2011).
Brincar é coisa séria
Neste mesmo dia, o Ambulatório de Especialidades do ICr recebeu a campanha “Brincar é coisa séria! – Mais brincadeiras, menos telas!”, ação organizada pela Equipe Multidisciplinar do ICr para orientar pais e pacientes sobre a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil saudável.
Foram resgatadas algumas brincadeiras de rua, como amarelinha e bambolê, além de atividades manuais e de orientação socioemocional. “Em tempos em que as telas estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, é fundamental reservar momentos para atividades que estimulam a criatividade, o movimento e o convívio. A brincadeira é uma ótima maneira de relaxar e se conectar com o presente. Pensando nisso, promovemos a atividade ‘Mais brincadeiras...e menos tela’ no Ambulatório e o grupo musical Barbatuques, conhecido por fazer música usando o corpo como principal instrumento”, explica Ana Paula Alves Reis, Diretora do Serviço de Nutrição e membro do comitê organizador das comemorações dos 80 anos do HC no ICr.
Gestão à vista
A diretora do Corpo Clínico do ICr, Dra. Aurora Pagliara Waetge, abriu espaço para os colaboradores esclarecerem as suas dúvidas e conhecerem um pouco mais sobre a gestão dos recursos assistenciais na Reunião “Gestão à Vista”. Em uma hora de apresentação, foram passadas informações sobre o formato das comissões e subcomissões institucionais, alinhamento dos objetivos estratégicos entre o HC e o ICr, protocolos clínicos, entre outros aspectos.
Para finalizar um mês de celebrações, o Coral FMUSP encantou a todos com um repertório repleto de clássicos da música nacional e internacional, como Primavera, de Tim Maia, Cálice, de Chico Buarque, Caminho das Águas, de Maria Rita, e Let it Be, do The Beatles. “O mês de outubro foi um mês de intensa celebração e ganhos. Não só pelo dia das crianças ou de profissionais da saúde, não só pela comemoração dos 80 anos sediadas aqui no ICr, mas especialmente e principalmente pelo envolvimento de todos na elaboração e execução da agenda que criamos em conjunto. As ações foram voltadas para o público interno e externo - pacientes, seus familiares e nossos colaboradores e seus familiares. A sociedade contribuiu de maneira voluntária e comovente com lindas e sonoras apresentações artísticas e inúmeros presentes. E os profissionais ministraram palestras e workshops compartilhando criatividade e conhecimento. Ganhamos todos.”, finaliza Dra. Aurora Pagliara Waetge, diretora do Corpo Clínico e coordenadora do grupo organizador das comemorações dos 80 anos do HC no ICr.
Publicado em 14/11/2024