Iniciativa criativa e educativa simula embarque de viagem e transforma tema crucial em experiência envolvente.
Inspirada em um cenário de viagem aérea, a Campanha de Higienização das Mãos do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) Rede Lucy Montoro simulou o recinto de um aeroporto com avisos sonoros, cartões de embarque e poltronas demarcadas.
A sensação para os participantes era de imersão no embarque de uma viagem para a “Ilha de Reab” (referência à reabilitação). Durante o "voo", a equipe de "tripulação" - composta por médicos, enfermeiros do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e colaboradores dos Serviços de Hotelaria e Nutrição - desempenhou o papel de fornecer instruções essenciais sobre higiene das mãos.
Demonstrações práticas destacaram a importância de manter as mãos limpas para prevenir doenças virais e bacterianas, alinhando-se com as diretrizes da NR-32 que regula a proteção dos trabalhadores da área da saúde. Além das instruções, o serviço de bordo distribuiu álcool gel e forneceu orientações sobre o descarte correto de resíduos, reforçando boas práticas de higiene e controle de infecções.
A interação não se limitou apenas à transmissão de conhecimento, mas também incluiu um "Quiz" (questionário para avaliar conhecimentos) sobre decolagem e após o pouso, reforçando a compreensão dos colaboradores sobre a importância da higienização das mãos.
Essa abordagem não apenas educou os colaboradores de maneira eficaz, mas também promoveu um ambiente de aprendizado inovador e impactante, alinhado com as diretrizes da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) para este ano que focaliza treinamento e educação para prevenção e controle de infecções de forma criativa e memorável.
“A inspiração surgiu da premissa da Organização Mundial da Saúde (OMS) deste ano com foco em inovação. Aproveitamos o padrão da aviação com os procedimentos de segurança e associamos às normas de segurança do paciente. A segurança dos tripulantes precisa ser mantida assim como a dos pacientes. Utilizamos a viagem de avião para passar mais fácil a mensagem com melhor entendimento aos colaboradores”, comentou Adelino Paes Ortis, do Serviço de Enfermagem do IMREA Rede Lucy Montoro e um dos idealizadores da campanha.
“A experiência foi excelente pois a capacitação foi planejada considerando-se a necessidade atual de proporcionarmos atividades educacionais inovadoras, a atuação multiprofissional durante todo o processo e o caráter lúdico da atividade, proporcionando momentos de descontração e aprendizado para os nossos colaboradores” – destacou Denise Vianna Machado Ayres, Diretora do Serviço de Fisioterapia do IMREA Rede Lucy Montoro”.
Publicado em 28/06/2024