Atuação do setor abrange Serviços de Cirurgia Geral Eletiva e Cirurgia de Emergência
A Divisão de Clínica Cirúrgica III – formada pelos Serviços de Cirurgia Geral Eletiva e de Cirurgia de Emergência – realizou, na segunda-feira (16/12), sua reunião de encerramento anual, promovendo avaliação dos resultados dos trabalhos já desenvolvidos e definindo os desafios para 2025.
O encontro foi coordenado pelo Diretor Clínico do HCFMUSP; Titular da Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma do Departamento de Cirurgia da FMUSP e também Diretor Técnico de Saúde II da Divisão de Clínica Cirúrgica III do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama.
Estiveram presentes o Diretor de Corpo Clínico do ICHC, Dr. Marcelo Cristiano da Rocha; o Prof. Dr. Senior, Samir Aslan e toda a equipe de colaboradores do órgão. A Divisão de Clínica Cirúrgica III é responsável pelos leitos distribuídos no 3º e 8º andares do Instituto Central, além dos leitos da Emergência Referenciada e da Unidade de Terapia Intensiva de Emergência Cirúrgica, UTI do Trauma, localizada no 4º andar.
Durante o mês de dezembro, assuntos técnico-científicos foram discutidos em reuniões anteriores, incluindo temas como mediastinite descendente; obstrução do estômago excluso após bypass gástrico; perfuração de jejuno proximal e os desafios da reconstrução do trânsito intestinal.
Por sua vez, os residentes do Programa de Cirurgia Geral Avançada FMUSP estão aprimorando suas habilidades em cirurgia minimamente invasiva, utilizando simuladores de avançada tecnologia em laparoscopia e de robótica no Centro de Treinamento em Procedimentos Minimamente Invasivos (PROMIN).
O encerramento anual dos trabalhos da Clínica Cirúrgica III contou com momento de descontração com a apresentação do maestro, músico e compositor Tato Fischer. Ele é conhecido por seus trabalhos com a banda Secos e Molhados nos anos 70 e também como diretor musical de peças teatrais.
Publicado em 19/12/2024