Filtros de busca:

Aconteceu


Ano II - Edição 44 - 17/02/2025 a 23/02/2025

Departamento de Gestão de Pessoas da FFM e NGP do HCFMUSP atuam na integração de novos colaboradores

Departamento de Gestão de Pessoas da FFM e NGP do HCFMUSP atuam na integração de novos colaboradores


O onboarding é o primeiro contato do colaborador com o Sistema FMUSP-HC

Os colaboradores contratados pela Fundação Faculdade de Medicina (FFM) que atuam na administração direta ou na assistência passam, desde setembro de 2024, pelo onboarding (processo de acolhimento e integração) em que são apresentados tanto o HCFMUSP, sua história, características, valores, quanto a FFM, o que faz, qual seu papel enquanto fundação de apoio. 

As apresentações são conduzidas de forma integrada pela área de Gestão de Pessoas da FFM e pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) do Hospital das Clínicas a turmas com uma média de 50 pessoas. 

Assim, o colaborador tem o primeiro contato com o Sistema FMUSP-HC compreendendo questões como: Qual o valor do Hospital das Clínicas da FMUSP para a sociedade? O que faz a FFM? Qual a importância de trabalhar em prol do Complexo HCFMUSP?

Ao final, cada novo colaborador é acompanhado até o local em que irá trabalhar. Ao começar na rotina, a sensação é de acolhimento e gratidão. Essa é a opinião dos próprios colaboradores que já passaram pelo onboarding, 758 no total. 

Assim que concluem o processo, respondem uma pesquisa, com base na escala Net Promoter Score (NPS que mensura o nível de satisfação), avaliando toda a jornada, desde a candidatura, entrega de documentos, exames admissionais até as apresentações de integração. Para avaliar a continuidade do acolhimento na área, 60 dias depois, o colaborador responde outra pesquisa. 

Atualmente, o NPS da avaliação de jornada do colaborador está em 91 pontos, acima da zona de excelência que se inicia em 75. “O trabalho não aconteceria se não tivéssemos essa união de forças das áreas de Gestão de Pessoas da FFM, HCFMUSP e Institutos”, disse Bruno Blasy Apinhanese, coordenador de Desenvolvimento Organizacional da FFM. 

A analista de treinamento e desenvolvimento do NGP, Juliana Ferreira, conta que essa aproximação gerou ainda outras parcerias. “Estamos mais próximos e conseguimos conectar outros projetos também”, disse. “Todo o processo aconteceu de forma ágil e colaborativa”, comenta Janaina dos Santos, analista de comunicação interna do mesmo Núcleo, que participou de experiências anteriores realizadas pelo HCFMUSP. 

O próximo passo será avaliar o impacto desse acolhimento em outros parâmetros, como a retenção de talentos, inicialmente após seis meses e depois anualmente. “As pesquisas indicam que um programa de integração estruturado aumenta a taxa de retenção e esse é um dos nossos objetivos”, explica Juliana. 

“O ganho vem para todos os lados. Para o colaborador, no sentido de estabelecer um senso de pertencimento, o que é muito importante nesse primeiro vínculo, e para nós, em termos de produtividade, gestão de pessoas e tempo, o ganho é muito grande, porque agora temos um calendário de admissões previsto, definido em conjunto com as áreas de Gestão de Pessoas da FFM e do HCFMUSP”, avalia Apinhanese.


Publicado em 12/02/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer