Filtros de busca:

Aconteceu


Ano I - Edição 04 - 13/05/2024 a 19/05/2024

Dia Internacional da Enfermagem celebra reconhecimento das bases modernas da profissão de quem cuida da saúde de pacientes

Dia Internacional da Enfermagem celebra reconhecimento das bases modernas da profissão de quem cuida da saúde de pacientes


Enfermagem do HCFMUSP já estava estruturada desde a fase de construção do prédio nos anos 40 e contribuiu para modelo de gestão hospitalar

A data de 12 de maio celebra o Dia Internacional da Enfermagem. Mais do que homenagem ao aniversário de nascimento da enfermeira inglesa Florence Nightingale (1820-1910), significa o reconhecimento da criação das bases modernas da profissão de quem cuida da saúde de pacientes. 

Nascida em 12 de maio de 1820, de família britânica, Florence foi batizada com o nome da cidade onde nasceu: Florença, Itália. Ela se tornou conhecida por seu trabalho pioneiro durante a Guerra da Criméia (1853-1856), que confrontou o Império Russo e a aliança formada pelo Reino Unido, a França, o Reino da Sardenha e o Império Otomano (atual Turquia). Florence estabeleceu, de forma autodidata, normas em higiene e saneamento em hospitais de campanha que atendiam feridos na frente de batalha e, por consequência, estabelecendo cuidados no atendimento às vítimas de desastres naturais. 

O papel de enfermeiras e enfermeiras se tornou fundamental na estrutura dos hospitais e de colaboração mútua com médicos. A Enfermagem do HCFMUSP O exercício profissional da enfermagem no Brasil foi regulamentado por decreto do Governo Federal do ano de 1931. Em novembro de 1941, o HCFMUSP estava ainda em fase de construção, mas já havia estruturado o seu Serviço de Enfermagem. A inauguração oficial do hospital aconteceu em 19 de abril de 1944. Desde seu início, o HCFMUSP contava com Enfermagem dotada de hierarquia e serviços bem definidos. 

Serviu de modelo para outros hospitais do país. Essa estrutura fixada nos anos 40 é um dos marcos na história da profissão juntamente com o importante papel da Escola de Enfermagem de São Paulo (mais tarde tornou-se a Escola de Enfermagem da USP). No Dia Internacional da Enfermagem, neste século XXI e no momento em que o HCFMUSP completa 80 anos de sua fundação, a Instituição celebra seus enfermeiros e enfermeiras pelo contínuo aprimoramento na missão de cuidar dos pacientes com zêlo, determinação e amor pela profissão.  


Publicado em 10/05/2024

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer