Enfermagem do HCFMUSP já estava estruturada desde a fase de construção do prédio nos anos 40 e contribuiu para modelo de gestão hospitalar
A data de 12 de maio celebra o Dia Internacional da Enfermagem. Mais do que homenagem ao aniversário de nascimento da enfermeira inglesa Florence Nightingale (1820-1910), significa o reconhecimento da criação das bases modernas da profissão de quem cuida da saúde de pacientes.
Nascida em 12 de maio de 1820, de família britânica, Florence foi batizada com o nome da cidade onde nasceu: Florença, Itália. Ela se tornou conhecida por seu trabalho pioneiro durante a Guerra da Criméia (1853-1856), que confrontou o Império Russo e a aliança formada pelo Reino Unido, a França, o Reino da Sardenha e o Império Otomano (atual Turquia). Florence estabeleceu, de forma autodidata, normas em higiene e saneamento em hospitais de campanha que atendiam feridos na frente de batalha e, por consequência, estabelecendo cuidados no atendimento às vítimas de desastres naturais.
O papel de enfermeiras e enfermeiras se tornou fundamental na estrutura dos hospitais e de colaboração mútua com médicos. A Enfermagem do HCFMUSP O exercício profissional da enfermagem no Brasil foi regulamentado por decreto do Governo Federal do ano de 1931. Em novembro de 1941, o HCFMUSP estava ainda em fase de construção, mas já havia estruturado o seu Serviço de Enfermagem. A inauguração oficial do hospital aconteceu em 19 de abril de 1944. Desde seu início, o HCFMUSP contava com Enfermagem dotada de hierarquia e serviços bem definidos.
Serviu de modelo para outros hospitais do país. Essa estrutura fixada nos anos 40 é um dos marcos na história da profissão juntamente com o importante papel da Escola de Enfermagem de São Paulo (mais tarde tornou-se a Escola de Enfermagem da USP). No Dia Internacional da Enfermagem, neste século XXI e no momento em que o HCFMUSP completa 80 anos de sua fundação, a Instituição celebra seus enfermeiros e enfermeiras pelo contínuo aprimoramento na missão de cuidar dos pacientes com zêlo, determinação e amor pela profissão.
Publicado em 10/05/2024