Crédito foto destaque: Thiago Luan / Comunicação FMUSP
Parceria com a EEUSP e com a SMS qualifica 130 participantes e integra ensino ao SUS
Entre 17 e 21 de fevereiro, a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem promoveram a disciplina optativa “Educação Interprofissional em Saúde: Abordagem da Dor”, com o objetivo de fortalecer a atuação integrada no Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificar o cuidado dos pacientes com dor crônica. Os encontros capacitaram 80 alunos da USP e 50 gestores e profissionais da rede municipal, proporcionando a integração com docentes de outras faculdades da USP, como as de Saúde Pública, Odontologia e Ciências Farmacêuticas.
“A educação interprofissional possibilita a troca enriquecedora, contribuindo para um cuidado mais efetivo e centrado no paciente. Essa experiência prepara os profissionais para o trabalho em equipe no SUS”, destaca a Profa. Dra. Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, uma das líderes acadêmicas da disciplina.
A iniciativa incorporou a diretriz de educação na linha de cuidado para pacientes com dor crônica, desenvolvida em conjunto pela USP e a Secretaria Municipal de São Paulo, como estabelecido pelo Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).
Essa linha de cuidado tem outras diretrizes mais voltadas à assistência e à pesquisa, sob a coordenação do Dr. Celso Galhardo Monteiro, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e conta com a contribuição das docentes Profa. Dra. Clarice Tanaka e Profa. Dra. Ana Carolina Basso Schmidt, ambas do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP, e da Profa. Dra. Marina Salvetti, do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da EEUSP.
Assessoria de Imprensa Faculdade de Medicina da USP
Publicado em 21/02/2025