Unidade é uma extensão de atendimento do Instituto e parte integrante do Serviço de Farmácia
A Farmácia Ambulatorial do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) celebrou 14 anos no dia 16 de agosto. Localizada na rua da Consolação, é uma extensão de atendimento do Instituto e parte integrante do Serviço de Farmácia.
Nestes 14 anos, a unidade já realizou mais de 1,6 milhões de atendimentos, sendo 9,2 mil pacientes atendidos por mês, em média, presencialmente. O local conta com 26 colaboradores entre as áreas de Farmácia e Logística e dispõe de uma lista padronizada com 223 medicamentos como quimioterápicos, medicamentos para controles de sintomas e analgésicos, além de diversos complementos alimentares padronizados. Possui ainda um serviço de Atenção Farmacêutica que oferece orientação e assistência no tratamento ao paciente.
Algumas iniciativas de destaque são programas que visam facilitar o recebimento e retirada de medicamentos. Entre elas está o Programa de Medicamento em Casa (PMC), no qual o paciente que faz uso de hormonioterapia, consegue receber seus remédios em domicílio.
Outro programa que busca trazer mais comodidade, mais recente, é o Programa Pronto Medicamento (PPM), no qual a equipe da farmácia entra em contato previamente com paciente e no dia de seu atendimento a medicação fica disponível para retirada, evitando a necessidade de aguardar na fila dos guichês de atendimento.
A Farmácia Ambulatorial também possui o Programa de Nutrição em Casa (PNC). Ao realizar a consulta com nutricionistas no Icesp, é feito um cadastro, a receita é enviada à Farmácia, e o paciente recebe o complemento nutricional na sua residência.
O assistente da diretoria administrativa do Icesp, Luiz Pedro França, que atua no local desde a sua inauguração, comenta: “A Farmácia foi criada com o intuito de trazer mais comodidade para os pacientes, em um ambiente agradável, seguro, onde tenham toda atenção farmacêutica necessária. E nós trabalhamos sempre para reduzir o tempo de atendimento.”
A coordenadora da Farmácia Ambulatorial do Icesp, Cíntia de Oliveira Sousa, afirma: “A Farmácia é uma continuidade do hospital e do cuidado aos pacientes. Promover o acesso aos medicamentos de forma racional, com as orientações realizadas aqui e com a entrega de materiais informativos, são ações que colaboram para o sucesso no tratamento do paciente”.
Publicado em 20/09/2024