Professora Dra. Albertina Takiuti é homenageada pelo Rotary por suas contribuições à saúde da mulher. Leia mais...
A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) sediou, no dia 28 de maio, a entrega da quarta edição do Prêmio Dra. Yoshiko Asanuma Misawa, concedido pelo Rotary Club de São Paulo a profissionais de destaque na área da saúde. A homenageada foi a Dra. Albertina Takiuti, renomada ginecologista formada na Casa, que atua na Faculdade e no Hospital das Clínicas.
O Prêmio leva o nome de uma imigrante japonesa da comunidade rotariana, formada em medicina pela FMUSP, que se destacou por seu cuidado e atenção com os pacientes na área de ginecologia. Dra Yoshiko associava os conhecimentos em medicina com a sabedoria oriental, para proporcionar um atendimento humanizado e saúde plena aos pacientes e familiares.
A homenageada, Dra. Albertina, é também uma imigrante, nascida em Portugal, e que se destacou por suas contribuições na área da saúde feminina, especialmente em temas relacionados à adolescência. Ela participou da criação do SUS, tem 15 livros publicados e está entre as mil mulheres líderes citadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como indispensáveis para a mudança mundial. Muito emocionada após ouvir relatos e homenagens, Dra Albertina agradeceu e lembrou que, aos 10 anos, foi atendida no HC e decidiu que queria trabalhar no Hospital para salvar vidas. “Fui acolhida neste País e luto para que, aqui, não morram mais mulheres por falta de assistência e por doenças que podem ser evitadas”, afirmou a homenageada.
Ao final do evento, a FMUSP recebeu uma Menção Honrosa do Rotary, por indicação da Dra. Albertina. Além disso, a Profa. Eloisa Bonfá, diretora da Faculdade, também foi homenageada pela instituição por toda a sua história e contribuição para a área da saúde.
Publicado em 04/06/2024