Filtros de busca:

Aconteceu


Ano I - Edição 12 - 08/07/2024 a 14/07/2024

HCFMUSP se despede da Drª. Maria Mathilde Marchi (1942-2024)

HCFMUSP se despede da Drª. Maria Mathilde Marchi (1942-2024)


Advogada e Procuradora de Autarquia fez do Direito parceiro da Medicina

Maria Mathilde Marchi viveu 82 anos, dos quais 63 dedicados ao Hospital das Clínicas da FMUSP. Sua partida na madrugada de sábado (29/06/2024) concluiu uma trajetória profissional de brilho, talento e senso ético.

Drª. Mathilde - ou simplesmente Mathilde como a chamavam seus colegas mais próximos - foi o cérebro jurídico da Instituição e comprovou o quanto o Direito é parceiro da Medicina.

Em 1961, aos 18 anos de idade, a jovem Mathilde começou a trabalhar no HCFMUSP. Era escriturária e foi destacada para atuar no coração do sistema circulatório de um hospital: o Arquivo Médico.

Essa proximidade com prontuários, exames e fichas de pacientes internados e ambulatoriais aprimorou seu olhar humano sobre tantas vidas que aqui passam por tratamento de saúde.

Sempre interessada em assuntos da Comunicação, ela prestou vestibular, foi aprovada e concluiu o curso de Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero – a mais antiga do Brasil.

Jornalista formada, ela ampliou ainda mais seu vínculo com a Universidade. Decidiu também por Direito. Fez outro vestibular e foi aprovada para estudar nas Arcadas – o nome que traduz a histórica Faculdade de Direito da USP, tradicionalmente instalada no Largo de São Francisco.

Formada advogada, aprimorou-se mais ainda. Pela USP, concluiu Mestrado e Doutorado em Direito Administrativo e Direito do Trabalho. E foi além: como sua vida estava concentrada no ambiente do hospital, tomou uma decisão.

Drª Mathilde escolheu o caminho que ela própria moldou. Especializou-se em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Também fez Mestrado em Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Com visão aguçada, ela não parou nessa estrada jurídica. A essa altura, a advogada e jornalista conquistou, por concurso, o cargo de Procuradora de Autarquia, passando a dar assessoria técnico-jurídica a diferentes instâncias da Administração Superior.

Entre 1992 e 1993, Drª. Mathilde aceitou convite para atuar na equipe do então Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Prof. Dr. Vicente Amato Neto (1927-2018). Nesse período, exerceu o cargo de Secretária Adjunta da Secretaria de Estado da Saúde.

De volta ao Complexo, aplicou seu conhecimento acumulado desde os tempos do Arquivo Médico. Suas qualificações a levaram ao cargo de Chefe de Gabinete de Autarquia do HCFMUSP.

Foi ela quem definiu a estrutura jurídica da Comissão de Bioética do HCFMUSP. Criada em maio de 1996, essa comissão é composta por profissionais do Hospital e outros membros da sociedade civil.

Pareceres específicos são voltados ao Corpo Clínico e funcionários da administração. Também auxilia na defesa dos direitos dos pacientes, além de suas funções consultiva e deliberativa.

Drª. Mathilde Marchi consolidou sua trajetória profissional como Coordenadora do Núcleo Especializado em Direito (NUDI), que promove consultoria e assessoramento jurídico em assuntos de interesse da Autarquia.

Nos últimos quatro anos, ela passou por tratamento de saúde, mas continuou em atividade em seu gabinete de trabalho no 6º andar do Prédio da Administração. Ela faleceu, aos 82 anos de idade, no último dia 29 de junho. Missa de Sétimo Dia foi oficiada, na quinta-feira (04/07/2024), na Capela do Instituto Central do HCFMUSP.  


Publicado em 05/07/2024

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer