Evento reuniu 218 trabalhos de equipes dos nove institutos do HCFMUSP
Ao longo de dois dias, o II Quali Juntos do HCFMUSP avaliou, na segunda-feira (04/11) e terça-feira (05/11), no Centro de Convenções Rebouças, experiências desenvolvidas sobre qualidade hospitalar, melhores práticas de atendimento e segurança ao paciente, gestão de processos e inovações tecnológicas.
O Quali Juntos deste ano contou com 218 trabalhos expostos entre os Eixos Apoio, Assistencial e Você faz a Diferença. O número de visitas realizadas foi de 930. A mesa solene foi composta pelo Vice-Diretor da FMUSP e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Paulo Pêgo Fernandes; o Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama e a Chefe de Gabinete do HCFMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi.
Palestras
O evento foi iniciado com palestra magna apresentada pela especialista em Gestão da Qualidade Assistencial, Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, Drª. Maria Carolina Moreno que apresentou o tema: “Panorama Geral das Melhorias do Cenário da Saúde com o Impacto da Certificação”.
Sobre o tema Qualidade e Segurança do Paciente, a Diretora de Corpo Clínico do Instituto de Medicina Física e Reabilitação – Rede Lucy Montoro do HCFMUSP, Drª. Mariana Cavazzoni Lima de Carvalho analisou a importância de indicadores e métricas para avaliar qualidade do atendimento e desempenho.
As palestrantes Flávia M. Gonçalves e Ana Clara Gonçalves, que é Coordenadora de Agilidade do Hospital Sírio Libanês, analisaram a “Gestão de Planos de Ação através da Metodologia Ágil”. Em seguida, a Chefe do Serviço de Infecção do IOT, Profª. Drª. Ana Lucia Munhoz Lima destacou as práticas e desafios do Controle de Infecção.
Ainda à tarde do primeiro dia, o ciclo de palestras contou com o tema “A Cultura de humanização na qualidade dos serviços de saúde” apresentados pela Profª. Drª. Izabel Rios. Ela implantou e é Coordenadora do Núcleo de Humanização do HCFMUSP e do Centro de Humanidades e Humanização da FMUSP,
Já a palestra “A Humanização no combate à violência contra o colaborador” foi ministrada pelo fisioterapeuta Mário Ferretti. Com especialização em reabilitação cardiovascular e especialista em gestão de projetos na saúde, ele é Assistente Técnico no Núcleo Técnico e Científico de Humanização e professor do curso de especialização do Centro Universitário FMABC
Para falar sobre “Transição de Gênero no Ambiente Corporativo: Uma Visão Pessoal”, a Drª. Flávia Elizalde relatou sua experiência pessoal como mulher trans e executiva de bem sucedida trajetória profissional. Ela viveu o momento transformador da transição aos 55 anos de idade. É Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui Mestrado e Doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Head da McAfee no Brasil, Drª. Flávia tem 30 anos de experiência no mundo da tecnologia.
O tema seguinte - “ Impactos do racismo estrutural, institucional e interpessoal no cuidado à saúde” - foi apresentado pelo Assistente do Serviço de Clínica Geral do HCFMUSP, Médico de Avaliação de Risco Cirúrgico do ICESP, Coordenador do Centro Perioperatório do HCFMUSP e Coordenador de Grupo de Pesquisa em Saúde da População Negra da FMUSP, Dr. Júlio Cesar Oliveira.
O segundo dia apresentou como destaque a palestra do Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Prof. Dr. Eudes Quintino de Oliveira Junior proferiu palestra sobre “Autonomia do Paciente”. Ele é advogado Especialista em Direito Processual Penal e Civil, Mestre em Direito do Estado e Doutor em Ciências da Saúde.
A Gerente de Processos de Apoio do Hospital Santa Marcelina, Gislaine Araújo Medeiros Rocha analisou a “Integração da Ouvidoria na Gestão de Saúde com foco na Humanização e Melhoria Contínua”. Já o tema “Ouvidoria como Ferramenta de Gestão no Serviço Público” foi apresentado pela Ouvidora Geral do Município de São Paulo, Drª. Maria Lumena Balaben Sampaio.
“Voando Alto no Cuidado: Lições da Azul para Elevar a Experiência do Cliente” foi apresentado pela Diretora de Comunicação Institucional da Azul (Empresa Aérea”, Rita Midori Chinem. Ela comparou o relacionamento com o cliente (passageiro aéreo) ao paciente de um hospital.
Trabalhos
O evento apresentou os trabalhos do Eixo de Apoio que resultaram em melhorias para o Sistema FMUSP-HC, entre os quais: “Diagnóstico Situacional do Serviço de Fisioterapia do Instituto da Criança e do Adolescente”; “PPM – Programa Pronto Medicamento para Redução do Tempo de Permanência do Paciente na Farmácia Ambulatorial do ICESP”.
Pelo Prédio da Administração e Anexos, o tema apresentado avaliou o “OtimizaNILO (Núcleo de Infraestrutura e Logística) Lean Six Sigma e a Otimização dos Processos de Controle de Contratos”.
Já o Instituto de Medicina Física e Reabilitação tratou do tema “Melhoria no Processo de Coordenação de Horários para Redução da Fila de Espera na Rebilitação”. O Instituto de Psiquiatria apresentou o tema “Segurança do Pacientes: Melhorias Eficientes na Prevenção de Erros na Dispensa de Medicamento”.
O segundo dia do II Quali Juntos do HCFMUSP prosseguiu com os trabalhos desenvolvidos pelo Eixo Assistencial. “Práticas Transformadoras: Estratégias Inovadoras para Sensibilização de Higienização das Mãos em Hospitais de Reabilitação” (IMREA).
“Ressonância Magnética Sem Anestesia: Abordagens Humanizadas e Não Farmacológicas para Aumentar a Eficiência e Satisfação do Paciente” (Instituto de Radiologia). “Impacto no Tratamento dos Pacientes Ambulatoriais com a Implantação da Farmácia Clínica e Diminuição da Polifarmácia” (Instituto da Criança e do Adolescente).
“Ações Extraordinárias para Redução do IPCS (Infecções Primárias da Corrente Sanguínea)-CVC (Cateter Venoso Central) em UTI Oncológica” (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). “Linha de Cuidado à Pessoa com Diabetes Mellitus” (Centro de Atenção ao Colaborador do Prédio da Administração e Anexos).
“Gerenciamento de Antimicrobianos: uma Estratégia de Dupla Chegam da Prescrição de Ceftazidima + Avibactam” (Instituto Central); “Construção do Cuidado no Centro de Álcool e Drogas” (Instituto Perdizes). “Avaliação Farmacêutica na Alta Hospitalar: Uma Barreira para Segurança do Paciente” (Instituto do Coração); “Gestão do Protocolo de Contenção’ (Instituto de Psiquiatria); “Transição Parenteral-Oral de Anticoagulantes para Tratamento Ambulatorial de Tromboembolismo Venoso” (Instituto de Ortopedia e Traumatologia).
No período da tarde do segundo dia, os seguintes trabalhos foram apresentados: “Reaproveitamento estratégico: analisando para reduzir o descarte de acessórios de equipamento médico” (ICHC); “Painel de Gestão de Atendimentos de Medicamentos Prescritos na Unidade de Emergência Referenciada” (IOT); “Uso da Metodologia de Simulação de Mesa” (InCor); “Abril pela Segurança do Paciente: Estratégias para Fortalecer a Cultura de Segurança do Trabalhador” (Instituto Perdizes); “Programa Paperless - Sustentabilidade e Tecnologia” (InRad).
Os Premiados
Publicado em 08/11/2024