Filtros de busca:

Aconteceu


Ano I - Edição 06 - 27/05/2024 a 02/06/2024

InCor do HCFMUSP torna-se o primeiro hospital público estadual a implementar plataforma de comunicação com surdos

InCor do HCFMUSP torna-se o primeiro hospital público estadual a implementar plataforma de comunicação com surdos


Instituto recebeu certificação da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo

O Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP recebeu, na terça-feira (21/05), certificação da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo para implementar a plataforma de comunicação com surdos - São Paulo São Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O InCor torna-se assim o primeiro hospital público estadual a contar com esse programa de comunicação acessível entre ouvintes e deficientes auditivos. “São Paulo São Libras” permite que servidores de órgãos públicos acionem – em tempo real por videochamada - intérpretes de Libras para tradução e atendimento, consolidando a comunicação inclusiva entre pessoas surdas e servidores de órgãos estaduais que fazem atendimento direto ao público.

A assinatura da certificação  foi realizada durante o evento promovido pelo InCor sob o tema “Diversidade em Foco - Promovendo a Inclusão Participativa Hospitalar”. Presentes à mesa solene: o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Marcos da Costa; a Coordenadora de Gestão Assistencial Corporativa do HCMUSP, Drª. Anna Miethke Morais, que representou a Diretoria Clínica da Instituição; o Presidente do Conselho Diretor do InCor, Prof. Dr. Roberto Kalil Filho; a Diretora do Núcleo de Estratégias e Operações (NEO) do HCFMUSP, Lanuse Garcia Neves dos Santos, que representou a Superintendência do Hospital das Clínicas da FMUSP e o Diretor Executivo do InCor, Dr. Fábio Nakandakare Kawamura.

Uma série de cinco palestras no Auditório do Instituto do Coração - com transmissão on line e acessível em  Libras - marcou o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado, anualmente, em 21 de maio.

A Supervisora de Diversidade e Inclusão do InCor, Valéria Torres apresentou um balanço das atividades daquele setor, abrangendo o atendimento presencial virtual acessível em Libras para paciente surdo ou deficiente auditivo; acompanhamento dos colaboradores com deficiência em diversas demandas e atuação de curso de Libras do básico ao avançado com 120 horas.


Publicado em 24/05/2024

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer