Instituto, referência em diagnóstico por imagem, reúne autoridades para celebrar conquistas e homenagear seus colaboradores
O Instituto de Radiologia do HCFMUSP celebrou seus 30 anos durante o evento "Radiologia HC: 30 anos de pioneirismo, inovação e transformação da saúde", realizado no dia 4 de novembro.
A solenidade apresentou as importantes contribuições do Instituto ao longo dessas três décadas e contou com a participação do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Prof. Dr. Eleuses Paiva; do Reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr.; do Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes; do Diretor Clínico do Hospital das Clínicas, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama; do Presidente do Conselho do InRad e InovaHC, Prof. Dr. Giovanni Cerri; do Diretor Executivo do InRad, Eng. Marco Bego; do Diretor do Centro de Medicina Nuclear do InRad, Prof. Dr. Carlos Buchpiguel e do Diretor de Corpo Clínico do InRad HCFMUSP, Dr. Marcio Sawamura.
Homenagens
Durante o evento foi realizada uma sessão especial dedicada aos professores titulares. Na ocasião, o Prof. Dr. Giovanni Cerri e o Prof. Dr. Carlos Buchpiguel, que são pilares do ensino e da pesquisa no Instituto, receberam uma homenagem do Instituto com a presença surpresa de seus familiares. Além disso, 30 colaboradores escolhidos internamente foram homenageados representando a todos que fizeram - e fazem - parte da história do InRad nessas três décadas. A nova identidade visual da instituição também foi apresentada durante o evento, marcando uma nova era por meio da modernização do logo e da marca.
Inovação
O Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri relembrou as conquistas e contribuições do InRad e destacou sua importância para os avanços na inovação dentro do Complexo. "Em certa parte, o Instituto foi o berço da inovação no Hospital das Clínicas, desenvolvendo o maior hub de inovação em saúde do país - e essa é uma responsabilidade para o futuro. Hoje, temos o nosso laboratório de IA, o projeto de saúde digital e outras importantes iniciativas que olham para a transformação da saúde".
Com aproximadamente 9 milhões de atendimentos nestes 30 anos, e a marca de mais de 1 milhão de exames realizados por ano, o Instituto se firmou também como um centro de formação, tendo recebido mais de 500 residentes ao longo de sua história.
Segundo o Prof. Dr. Carlos Buchpiguel, é importante destacar o protagonismo nacional e internacional do InRad nas áreas de pesquisa, ensino e assistência. "Atualmente, conseguimos promover o acesso social às diferentes tecnologias que oferecemos. O InRad produz insumos próprios para oferecer acesso a uma população que antes não tinha essa oportunidade, e nossa missão é continuar ampliando esse tipo de iniciativa para alcançar cada vez mais pessoas", explicou.
Para encerrar o evento, o Superintendente do HCFMUSP, Eng. Antonio José Rodrigues Pereira, compartilhou suas expectativas. “Eu vejo um 2025 para o Hospital das Clínicas, para a radiologia e para todos os Institutos do Complexo com um futuro promissor, principalmente com relação à inovação. E falo não apenas da inovação disruptiva, mas também a incremental, de processos, da qual o InRad sempre fez muito bem e tenho certeza que vai continuar fazendo”.
Trinta anos é um marco significativo, e a cerimônia não poderia ter sido diferente: contou com reconhecimento, história e emoção, traduzindo exatamente a magnitude do que é o InRad sob a liderança do Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri.
Publicado em 08/11/2024