Ano I - Edição 04 - 13/05/2024 a 19/05/2024

Livro lançado no ICr diverte e educa leitores infantis sobre a importância das vacinas

É o segundo volume de coleção que tem o objetivo de tornar a Ciência acessível às crianças.

O segundo livro da coleção “Bel: Ciência para Crianças”, de Bruno Gualano, foi lançado, na quinta-feira (09/05/24), no Auditório do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) do HCFMUSP. A nova obra - “Bel e o Admirável Escudo Invisível” – diverte e educa sobre a importância das vacinas no corpo humano para salvar vidas.

Presente ao lançamento do livro, a Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá destacou o papel de relevo da comunicação na atualidade e a contribuição deste segundo livro da coleção.

Também prestigiaram o evento: a Presidente do Conselho Diretor do ICr, Profª. Drª. Magda Carneiro Sampaio; o Presidente do Conselho Diretor do ICHC, Prof. Dr. Nelson de Luccia; o Presidente do Conselho do Departamento de Pediatria da FMUSP, Prof. Dr. Clóvis Artur Almeida da Silva e a Enfermeira Juliane Lima, do A.C. Camargo Câncer Center.

O autor do livro, Bruno Gualano é docente da USP e Coordenador do Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (LACRE). Também Professor Associado da FMUSP, é pesquisador nas áreas de fisiologia do exercício e medicina do estilo de vida.

O livro lançado pela Editora Moah! conta com apoio da FMUSP e do A.C. Camargo Câncer Center. Ele apresenta a menina “Bel” com personagens reais (como a cientista Ester), cita Oswaldo Cruz e apresenta o Zé Gotinha conhecido pelas campanhas de vacinação. As ilustrações são de Catarina Bessell.

Exemplares serão doados a hospitais pediátricos e projetos sociais infantis, beneficiando 5.000 crianças, entre as quais pacientes do ICr e do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI). Os restantes 20% terão comercialização em livrarias.

O lançamento do livro ganhou ainda com uma roda de leitura realizada com pequenos pacientes do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr).