Filtros de busca:

Aconteceu


Ano I - Edição 16 - 05/08/2024 a 11/08/2024

Modelo TeleAPS tem resolutividade superior a 80% em teleconsultas

Modelo TeleAPS tem resolutividade superior a 80% em teleconsultas


Iniciativa leva a Saúde Digital a Unidades Básicas de Saúde do Estado

O Modelo TeleAPS, uma das seis iniciativas do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PD&I Saúde Digital), tem atingido uma resolutividade superior a 80% nas teleconsultas realizadas. Em implantação desde abril, o TeleAPS está presente em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contemplando todas as regiões do Estado de São Paulo.

Até o dia 30 de julho, foram assistidos 4.682 cidadãos em 6.760 teleatendimentos. Neste período, a taxa média de resolutividade ficou em 82%, com pico de 87%. Além disso, o número de teleatendimentos cresceu 490% nos quatro meses de operação do modelo, sendo que 75% das consultas foram agendadas e 25% ocorreram por demanda espontânea, quando o paciente é atendido no momento em que chega na UBS. 

O NPS (Net Promoter Score), que mede o nível de satisfação dos usuários, ficou em 94%. Além de atuar na assistência, o modelo TeleAPS trabalha fortemente na capacitação em Saúde Digital das equipes das UBSs participantes e na educação para o tema nas comunidades em que a iniciativa ocorre. São realizadas diversas modalidades de capacitação, entre elas a síncrona (ao vivo, sob demanda), assíncrona (conteúdo gravado) e in loco (visitas no território).

Até julho, foram realizadas 4 capacitações ao vivo que contaram com 451 participantes.Já nas capacitações assíncronas, estão matriculados mais de 200 profissionais que têm acesso a cursos sobre saúde digital e outros temas da Atenção Primária em Saúde. As visitas in loco já percorreram 7 municípios, oferecendo 54 horas de capacitação para a gestão municipal, equipes de saúde das UBSs participantes do programa e demais UBSs do município, além de atividades educativas com a comunidade.

PD&I Saúde Digital 

O Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital do Estado de São Paulo (PD&I Saúde Digital) é uma iniciativa destinada ao estudo, teste e validação das melhores soluções para qualificar, facilitar e ampliar o acesso do cidadão à assistência à saúde. 

Baseado nos conceitos de transformação digital e nas melhores práticas mundiais, o programa busca a disrupção em diversas áreas por meio da validação de novos métodos, processos, fluxos e estruturas que possam ser escalados para o acesso universal no sistema público de saúde.

Com execução entre 2024 e 2026, o PD&I Saúde Digital é desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e pelo Centro de Inovação do Hospital das Clínicas (InovaHC), com realização da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo (SES/SP).


Publicado em 02/08/2024

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer