Colaboradores dos institutos participaram da série de eventos. Leia mais...
A Semana do Meio Ambiente no Complexo HCFMUSP - organizada pelo Eixo Sustentabilidade Brilho nos Olhos 2024 – reuniu, entre segunda-feira (3/6) e sexta-feira (7/6), uma série de palestras, mesas-redonda, exibição de filmes, música e plantio de sementes dedicada à conscientização e preservação do planeta.
O Instituto do Coração (InCor) tratou do impacto do meio ambiente na saúde da população e promoveu apresentação com o Spalla (primeiro violino) da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo (OSESP), Professor Emmanuelle Baldini e um quarteto de cordas. A seleção escolhida foi “Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi (1678-1741), peça clássica que mais se aproxima da temática do meio ambiente.
Ação
A Chefe de Gabinete do HCFMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi apresentou amplo panorama do Planejamento Estratégico e medidas práticas como o Projeto de Reutilização de Água que utiliza reservatórios de retenção de águas pluviais em uso desde o ano passado no Instituto Perdizes (IPer) do HCFMUSP e o Centro de Convenções Rebouças.
Citou também o Instituto Central (ICHC) e o IPer que contam com o Projeto Sistema de Aquecimento Solar de Água. Ele consiste em coletores solares, reservatório térmico de água quente do sistema solar e um sistema central a gás coletivo.
Outro aspecto relevante é o Programa de Eficiência Energética para redução do consumo de energia elétrica no Complexo HCFMUSP que beneficiou a iluminação, climatização e instalações elétricas. A economia anual é de 730 MWh, incluindo a instalação de placas fotovoltaicas e lâmpadas de LED.
A Chefe de Gabinete do HCFMUSP também destacou o papel fundamental do projeto Telessaúde – Teleinterconsulta de Urgência e Emergência, cuja inovação tecnológica beneficia o atendimento de pacientes que estão a 4.670 quilômetros de distância.
Diálogo
Ainda no InCor, com transmissão ao vivo pela internet, o tema “Meio Ambiente e o impacto na saúde da população: mudanças climáticas” reuniu autoridades e especialistas com mediação da jornalista Carolina Ercolin, do podcast “Mulheres Reais - Estadão”.
Em ritmo de conversa, participaram a Coordenadora-Geral de Promoção a Políticas Culturais do Ministério dos Povos Indígenas do Governo Federal, Chirley Pankará; o Professor do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Leandro Giatti; o Secretário Executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini; a Professora Associada do Departamento de Patologia da Universidade de São Paulo, Thais Mauad e o Dr. Ubiratan de Paula Santos - Médico Pneumologista e Responsável pelos Ambulatórios de Cessação de Tabagismo e de Doenças Respiratórias Ocupacionais e Ambientais do InCor da HCFMUSP.
No ICHC
Na quarta-feira (5/6), no Instituto Central do Hospital das Clínicas, aconteceu a palestra "Mudanças Climáticas e o Impacto na Saúde “, ministrada por Vital Ribeiro, que é Presidente do conselho da ONG Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), membro da organização Internacional Saúde sem Dano (SSD), coordenador da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals) que reúne mais de 350 organizações de saúde no Brasil e Arquiteto da Divisão de Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária - CVS SES-SP.
Durante o encontro foi possível tomar contato com aspectos importantes sobre os impactos dos resíduos gerados no meio e conversar sobre possíveis alternativas para equilibrar a sustentabilidade na área da saúde.
A data ainda foi marcada pelo simbólico plantio de uma árvore, na recém reformada praça do Instituto Central. A muda recebeu nova morada pelas mãos do Presidente do Conselho Diretor, Prof. Dr. Nelson De Luccia; Diretor do Corpo Clínico, Dr. Marcelo Rocha; Diretora Executiva, Drª. Daniele Pedroni; Arquiteto Luis Robles e Cleonice Bezerra, Gestora de Resíduos da Unidade.
Resíduos
No Instituto Central, Prédio dos Ambulatórios (PAMB), CAM e CDM são geradas 6 toneladas de resíduos por dia. O CAM gera 83 kg/dia e recicla 22% do lixo gerado. Representa 2% de todo o lixo gerado no ICHC. A Divisão de Nutrição gera 353 kg/dia e recicla 27% do lixo gerado. Já a Divisão de Laboratório Central gera 702 kg/dia e recicla 19%. Representa 11% de todo o lixo gerado no ICHC.
O Centro Cirúrgico gera 854 kg/dia. Recicla 21% do lixo gerado. Representa 13% de todo o lixo gerado no ICHC. O PAMB gera 2.977 kg/dia. Recicla 26% do lixo gerado. Já a CDM gera 154 kg/dia. Recicla 66% do lixo gerado. O ICHC representa 53% do lixo gerado em KG/dia e o PAMB 47%.
Plantio
Na quarta-feira (5/6), o plantio de 30 mudas de árvores marcou a comemoração dos 30 anos do Instituto de Radiologia (InRad). No mesmo dia, também foi plantada árvore no Instituto de Psiquiatria (Ipq).
No Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA), crianças em reabilitação infantil plantaram sementes. Em todas as unidades deste Instituto, desenho em formato de árvore foi estampado nas paredes para receber recados e mensagens em defesa da sustentabilidade ambiental.
Icesp
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo promoveu visita guiada ao abrigo de resíduos externos; cozinha experimental (com receitas com ramas de cenoura); palestra sobre compostagem e um jogo do descarte correto. No Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), o jogo do descarte contou com a presença do grupo Doutores da Alegria.
Publicado em 07/06/2024