Raul Santos e Renata Levy foram reconhecidos pela consultoria Clarivate Analytics
A Clarivate Analytics, renomada consultoria britânica, divulgou o ranking anual de pesquisadores mais citados globalmente, destacando a excelência acadêmica de cientistas de mais de 1.200 instituições de 59 países. Na edição de 2024, o Brasil teve 14 representantes, sendo oito da USP, e dois deles da Faculdade de Medicina: o Prof. Raul Santos e a pesquisadora Renata Levy.
A avaliação e seleção são realizadas a partir de dados do índice de citações do Web of Science, combinados com análises qualitativas conduzidas por especialistas do Instituto de Informações Científicas (ISI, na sigla em inglês) da Clarivate.
As pesquisas em epidemiologia nutricional desenvolvidas por Renata Levy resultaram na classificação que popularizou o termo "alimentos ultraprocessados", destacando os impactos desses produtos na saúde e embasando políticas públicas voltadas para a promoção de dietas saudáveis. Para a pesquisadora do Departamento de Medicina Preventiva, reconhecida pelo sexto ano consecutivo, estar nessa lista evidencia a potência das pesquisas realizadas no Sul Global, apoiadas por recursos públicos.
O Prof. Raul Santos, do Departamento de Cardiopneumologia e diretor da Unidade Clínica de Lípides do Incor, também é um nome reconhecido pelo ranking, com quatro menções. Ele lidera estudos importantes sobre prevenção de doenças ateroscleróticas, dislipidemias genéticas e calcificação vascular. "É uma honra ter meu trabalho reconhecido. Espero inspirar novas gerações a seguirem o caminho da pesquisa clínica", celebra o professor. A lista da consultoria britânica fornece informações sobre o cenário global dos principais talentos em pesquisa e identifica tendências em países, regiões e instituições.
Para saber mais sobre os outros pesquisadores da USP que foram destaque no ranking, clique aqui.
Publicado em 05/12/2024