Trabalhos e iniciativas inovadoras marcaram o evento realizado em São Paulo
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) - representado por profissionais do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) e por alunos de doutorado, mestrado e da Residência Multiprofissional – participou, nos últimos dias 10 e 11 de outubro, do Next Frontiers to Cure Cancer.
O evento científico destaca temas de ciência, tecnologia e inovação em Oncologia, cujo objetivo é avaliar trabalhos e iniciativas transformadoras que apresentaram trabalhos de pesquisadores, acadêmicos, startups, investidores e empreendedores.
Entre os profissionais que participaram no simpósio estavam a pesquisadora do CTO, Rossana Mendoza López e a coordenadora de pesquisa médica do CTO, Profª. Laura Sichero. Também participaram o aluno de doutorado do programa de Oncologia, Gabriel Borel Marinho; os alunos do mestrado profissional, Diogo Dias Araújo e Tais Vaz; as residentes multiprofissional, Gabriela Klein Barbosa; Maria Eduarda Sana Prado, Luiza Porteiro Carminato e Amanda Souza Reis Almeida; a aluna do Mestrado de Oncologia, Leticia de Miranda e a aluna de Iniciação Científica da Faculdade de Medicina da USP, Cláudia Anabel Ustarez Paniagua. Além disso, a Dra. Edia Di Túlio Lopes foi colaboradora nos trabalhos apresentados com algumas alunas, como parte do grupo de Epidemiologia.
Os profissionais e alunos apresentaram no Simpósio 11 trabalhos, três deles com apresentações orais e os demais em pôsteres. Duas dessas pesquisas foram premiadas. O trabalho "Enhancing Antitumor Immune Response in Gene Therapy through Cell Membrane-Coated Adenoviral Vectors Expressing Targeted Peptides" (Melhorando a resposta imune antitumoral na terapia genética por meio de vetores adenovirais revestidos por membrana celular que expressam peptídeos direcionados, em tradução livre), de Gabriel Borel Marinho, ficou em 3º lugar na apresentação oral da Categoria Pesquisa Básica, Translacional e Ciência de Dados.
Outro trabalho premiado foi a pesquisa "Avaliação do consumo de tabaco e o impacto prognóstico na coorte de pacientes participantes de pesquisa do Icesp" da residente Gabriela Klein Barbosa, que ficou em 3º lugar na apresentação oral “Categoria Pesquisa Clínica, Epidemiológica e Prevenção”.
Entre os trabalhos apresentados pelas profissionais do Icesp estava a pesquisa “Diferenças na sobrevida por câncer gástrico intestinal e difuso no Estado de São Paulo, 2000-2020”, da pesquisadora Rossana López e o trabalho "Detecção de marcadores sorológicos de tumores de orofaringe e cavidade oral causados por HPV no Brasil", da professora Laura Sichero.
Publicado em 14/11/2024