Evento visa reforçar as práticas de segurança e qualidade no cuidado com o paciente no ambiente hospitalar
A 14ª Semana de Prevenção de Quedas na Pessoa Idosa promovida pela Divisão de Fisioterapia, com o apoio do Comitê Selo Amigo do Idoso e Grupo Multiprofissional de Prevenção de Quedas da Subcomissão de Segurança do Paciente, aconteceu nos dias 19 e 20 de junho.
A prevenção de quedas hospitalares foi o tema desta edição do evento. A iniciativa visa reforçar práticas de segurança e qualidade no cuidado com o paciente no ambiente hospitalar, tanto para os profissionais de saúde como para os pacientes internados. “A queda hospitalar é um problema significativo que pode gerar aumento nos dias de internação, comprometer o quadro clínico e a recuperação do paciente, além de impactar negativamente os custos em saúde”, destacou a fisioterapeuta e organizadora do evento, Deise Ferreira.
Durante o evento foram realizadas orientações nas enfermarias para 330 pacientes internados, promovidas pelas equipes de fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e farmácia. Além de palestras para 110 profissionais de saúde sobre olhar integral e sistêmico sobre a queda no ambiente hospitalar, apresentados pela equipe médica, enfermagem, psicologia, farmácia e serviço social. “A troca de experiência entre os profissionais e o feedback positivo dos participantes é sempre uma oportunidade para desenvolvimento dos especialistas e residentes, que organizam as ações do evento, desenvolvendo habilidades para compreensão de situações típicas e desafios enfrentados no ambiente hospitalar”, pontua a preceptora da fisioterapia, Poliana Silva.
Publicado em 31/07/2024