Trajetória do titular do Departamento de Gastroenterologia e Nutrologia foi marcada pelo ensino, liderança e pioneirismo
Teatro cheio, entrega de placas e muitas homenagens celebraram a carreira do Prof. Dr. Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, no dia 10 de dezembro, em função de sua aposentadoria.
Os convidados relembraram a trajetória do professor, que teve início há 50 anos como residente no Hospital das Clínicas, e culminou em sua ascensão a Professor Titular de Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo, além de Diretor da Divisão de mesmo nome do HC. “O maior patrimônio deste Complexo são os recursos humanos. Pude notar meu progresso como professor e como médico, funções exerço com o mesmo entusiasmo, e também como ser humano, ao me identificar com os valores da instituição, como pertencimento, inclusão e a não discriminação”, emocionou-se ao púlpito.
Entre os feitos e conquistas, foram lembradas técnicas e procedimentos inovadores de alta complexidade que o cirurgião iniciou no Brasil, como o primeiro transplante de fígado em paciente com febre amarela, realizado durante a epidemia da doença, o primeiro transplante de múltiplos órgãos realizado na rede pública e o recente transplante de útero de uma doadora viva, que possibilitou uma gestação.
Os professores do Departamento de Gastroenterologia e Nutrologia Paulo Herman e Ulysses Ribeiro Júnior, além do docente da pós-graduação, Wellington Andraus o homenagearam, lembrando como ele foi sempre muito acessível e inspirador, independentemente do cargo.
Um dos momentos de maior emoção foi com a palavra da preceptora e enteada Maria Clara, que lembrou que ele ensina Medicina como Arte e deixa um legado inigualável.
Em seu discurso, o Prof. Dr. Carneiro aos colegas que contribuíram para tantas conquistas e para a formação de diversos residentes e estagiários que criaram ou fortaleceram centros de transplante em toda a América Latina.
Também agradeceu a sequência de administradores competentes, citando a Profa. Eloísa Bonfá, diretora da FMUSP e o superintendente do HC, Engº Antonio José Pereira, que prestigiaram o docente, assim como o Prof. Carlos Gilberto Carlotti, reitor da Universidade de São Paulo (USP), e o Dr. Arnaldo Hossepian Júnior, Diretor-Presidente da Fundação Faculdade de Medicina (FFM).
Publicado em 12/12/2024