Filtros de busca:

Aconteceu


Ano I - Edição 23 - 23/09/2024 a 29/09/2024

Professor da Universidade do Texas ministra palestra sobre Radioterapia de Precisão no Icesp

Professor da Universidade do Texas ministra palestra sobre Radioterapia de Precisão no Icesp


Evento contou também com a presença de enfermeiras do Instituto, além de professores e alunos do curso de Física Médica da FMUSP

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) recebeu o Prof. Gabriel Sawakuchi, físico pela Universidade de São Paulo (USP), professor associado da Universidade do Texas e pesquisador do MD Anderson Cancer Center, para uma palestra sobre suas pesquisas no campo da Radioterapia.

Entre os profissionais presentes estavam o coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer, Prof. Dr. Roger Chammas e a pesquisadora do Icesp, Silvina Bustos.

O Prof. Sawakuchi ministrou, aos pesquisadores do CTO e do C2PO (Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão), a palestra intitulada “Ampliando o efeito da radioterapia visando vulnerabilidades genéticas no câncer: de uma abordagem de força bruta que serve para todos até a radiação oncológica de precisão”.

O evento contou também com a presença de professores e alunos do curso de Física Médica da FMUSP e enfermeiras do Icesp e abordou as pesquisas do Prof. Sawakuchi, que tratam da intersecção de temas da radioterapia e biologia e os avanços na área de radiobiologia. Ao final houve espaço para discussões e perguntas sobre as pesquisas apresentadas.

Durante o encontro foi exposto o trabalho do pesquisador com radioterapia e os efeitos tóxicos que causam ao atingir o DNA. Seu principal objetivo é estudar os defeitos nas vias de reparo do DNA para radiossensibilizar as células.

Foram apresentados trabalhos que buscam desenvolver novas estratégias para sensibilizar tumores a radiação e formas de aumentar a estimulação do sistema imunológico para combatê-los. 

Também foi abordado a investigação de outras formas de Radioterapia, com menos efeitos biológicos, com prótons, minimizando a toxicidade das células que são saudáveis.

A pesquisadora Silvina Bustos conclui sobre a importância em receber no Instituto este tipo de evento: “Primeiramente é muito motivador ver outros avanços, já que são estratégias novas, que no futuro podem contribuir para o tratamento dos pacientes oncológicos. Além de podermos também interagir, discutir e fazer novas parcerias para pesquisar novas terapias”. 


Publicado em 20/09/2024

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer