Filtros de busca:

Aconteceu


Ano I - Edição 32 - 25/11/2024 a 01/12/2024

Professores da FMUSP participam de guia para diagnóstico de demências na Atenção Primária

Professores da FMUSP participam de guia para diagnóstico de demências na Atenção Primária


Material conta com fluxogramas para identificar os primeiros sinais

Assim como outras condições crônicas, como diabetes e hipertensão, quando identificadas precocemente, algumas demências podem ser tratadas com medicamentos e outras medidas terapêuticas.

De olho na possibilidade de melhora nos prognósticos e qualidade de vida, não só dos pacientes, mas de seus cuidadores, o Ministério da Saúde publicou o manual Identificação da Demência na Atenção Primária, que foi desenvolvido com a participação de professores da FMUSP. “O Relatório Nacional de Demência aponta que 80% dos casos de demência no Brasil não são diagnosticados. Por isso, estamos orgulhosos em contribuir para que médicos da Atenção Primária reconheçam precocemente e possam diagnosticar a condição”, conta a Profª Claudia Suemoto.

Além da Profª Suemoto, do Departamento de Clínica Médica da FMUSP, contribuíram os professores Ricardo Nitrini e Sonia Brucki, do Departamento de Neurologia. Eles foram coautores de documento publicado pelo Ministério da Saúde, coordenado pela médica Cleusa Ferri, da Unifesp. 

O guia, que contém fluxogramas para identificar os primeiros sinais da demência, está disponível na Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde e pode ser acessado em: Identificação da demência na atenção primária


Publicado em 22/11/2024

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer