Iniciativa promove treinamentos práticos em suporte básico de vida para crianças, adolescentes e adultos em escolas públicas de São Paulo
O Projeto Kids Save Lives Brasil foi homenageado, no dia 25 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Desde a sua criação, em 2018, o projeto promove treinamentos práticos em suporte básico de vida para crianças, adolescentes e adultos em escolas públicas do Estado de São Paulo, e quase 12.700 pessoas foram capacitadas presencialmente, com técnicas essenciais para salvar vidas em situações de emergência.
A honraria foi uma iniciativa do deputado Carlos Giannazi, em reconhecimento ao impacto significativo do projeto, que é coordenado pela Profa. Maria José Carvalho Carmona, do departamento de Cirurgia, e pela Profa. Naomi Kondo Nakagawa, do departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP.
Também foram homenageados representantes dos estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da FMUSP, além dos demais docentes que colaboram com a iniciativa: a Diretora da FMUSP, Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Pró-reitor de Graduação da USP Gestão 2018-2022, Prof. Edmund Chada Baracat; a Profa. Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar (Emergências Clínicas); o Prof. Marcelo Calderaro (Neurologia); o Prof. Antonio de Pádua Mansur (Cardiologia); a Profa. Sandra Elisabete Vieira (Pediatria); o Prof. Eduardo Vieira Motta (Ginecologia e Obstetrícia); o Prof. Heráclito Barbosa de Carvalho (Medicina Preventiva); o Prof. Pedro Wellington Gonçalves do Nascimento Teixeira (Engenharia Civil, Escola Politécnica) e o Dr. Sergio Timerman (Instituto do Coração do HCFMUSP).
A cerimônia contou com diversas atividades, incluindo uma apresentação do Coral FMUSP e uma simulação prática de parada cardiorrespiratória (PCR) e ressuscitação cardiopulmonar (RCP), feita pelos estudantes do Kids Saves Lives Brasil.
A Profa. Dra. Naomi Kondo Nakagawa apresentou os resultados gerais do projeto, enquanto o Prof. Dr. Marcelo Calderaro falou sobre o Acidente Vascular Encefálico e a importância do treinamento para a identificação de sinais e sintomas, estabilização da vítima e redução de complicações até a chegada do socorro médico.
Além disso, houve um momento emocionante com depoimentos de pessoas treinadas pelo projeto que salvaram vidas, como Janine Lissa de Pinho, que salvou seu pai; Benedita Azevedo, que salvou sua neta e de Natália, que salvou seu filho. "Essa homenagem é um incentivo para continuarmos a expandir nossa missão de salvar vidas e capacitar as novas gerações com conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para reconhecer e agir inicialmente em situações de emergência no ambiente extra-hospitalar. É um momento de celebração e também de compromisso contínuo com a educação em saúde e com a sociedade", disse a Profa. Naomi Kondo Nakagawa.
O Kids Save Lives Brasil tem parcerias institucionais com a Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal da Bahia, Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo e Universidade de Colônia, na Alemanha.
Publicado em 29/05/2024