O IMREA se destaca pelo pioneirismo na assistência reabilitacional por meio de pesquisa clínica e de inovações tecnológicas
A história do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP (IMREA) nasceu em 1975 com a criação da Divisão de Reabilitação Profissional de Vergueiro que, posteriormente, passou a se chamar Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DMR HCFMUSP).
O IMREA conquistou sua atual estrutura anos depois. Quando o Decreto nº 53.979, de 28 de janeiro de 2009, o instituiu à categoria de Instituto do Hospital das Clínicas.
O Instituto conta, desde sua fundação, com equipes multiprofissionais, que dispõem dos recursos tecnológicos para atender pessoas com deficiência física, transitória ou definitiva, de forma integral e integrada.
A partir de 2008, o Instituto passou a coordenar o Comitê Gestor da Rede de Reabilitação Lucy Montoro e desenvolveu os protocolos clínicos de padrão de atendimento para cada uma das 17 unidades do Estado de São Paulo. A instituição preza pelo pioneirismo na assistência reabilitacional, por meio de pesquisa clínica e de inovações tecnológicas, com o desenvolvimento de estratégias de avaliação de resultados para o paciente e a sociedade.
Publicado em 24/01/2025