Encontro reúne colaboradores no Centro de Convenções Rebouças e conta com público ligado à transmissão ao vivo pela Internet
Temas estratégicos e a discussão das Boas Práticas Institucionais no Complexo HCFMUSP voltaram a ser analisados pela Reunião de Liderança Expandida realizada, na segunda-feira (24/06), na Sala Turquesa do Centro de Convenções Rebouças.
A Reunião de Liderança Expandida tem o objetivo de compartilhar informações relevantes e definir os próximos desafios e metas a serem alcançadas. Números, resultados e metodologias das atividades do Complexo HCFMUSP, cooperações técnicas e modernização das ações e projetos marcaram o dia.
O encontro – com transmissão direta on line pelo canal do HCFMUSP do YouTube - foi aberto pela Chefe de Gabinete do Hospital das Clínicas da FMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi. Ela detalhou um panorama do desempenho em assistência a saúde e iniciativas já realizadas. “Os próximos passos são fundamentais para a Instituição” – destacou ela.
Palestra
Sob o tema “Comunicação Não Violenta”, a palestra do evento ficou a cargo de Nadine do Carmo, que é bacharel em Administração de Empresas e Negócios e especialista em Neurociência Psicologia Positiva e Mindfulness (expressão em inglês que significa atenção plena).
Nadine do Carmo aplica técnicas para gerenciar a potencialização de resultados e bem-estar com mais empatia entre os membros do ambiente de trabalho. Com base em conceitos da Inteligência Emocional, ela analisou as características de raiva, medo, tristeza e alegria, esclarecendo como usar tais emoções a favor.
Outros temas
A programação abrangeu projetos de outras unidades do Complexo HCFMUSP. O Coordenador do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), Luis Lira destacou a Página Saúde do Colaborador em parceria com o Centro de Atenção ao Colaborador (CeAC).
A equipe do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (PROAHSA) analisou a experiência com cooperação técnica entre os governos do Japão, Moçambique e Brasil.
A Saúde Digital apresentou um modêlo de negócio a partir dos resultados de um programa-piloto de Teleconsulta na Região Amazônica. Já o Instituto do Coração (InCor) tratou da redução no tempo no Ambulatório de Protombina (exame de sangue que avalia a capacidade de coagulação do sangue e assim estancar hemorragias).
O Instituto da Criança e do Adolescente (Icr) apresentou o projeto de modernização do seu ambulatório. O tema do Instituto de Psiquiatria (Ipq) incluiu seu modelo assistencial e o Protocolo de Contenção e Protocolo de Autolesão. Por sua vez, o Instituto de Ortopedia e Traumatalogia (IOT) debateu seu projeto de desospitalização
Já o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)analisou a chamada “Navegação de Pacientes”. Trata-se de um processo em que um indivíduo - chamado de “navegador de pacientes” - guia as pessoas com diagnóstico ou suspeita de uma doença crônica, ajudando-a a “navegar” pelo sistema e os serviços de saúde.
Essa abordagem amplamente promovida tem o objetivo de aumentar a probabilidade de os pacientes terem adesão efetiva ao tratamento recomendado, reduzindo barreiras socioeconômicas, raciais e étnicas.
Publicado em 04/07/2024