Visita remota aproxima pacientes internados e familiares
Durante o período da pandemia de Covid-19, as visitas presenciais aos pacientes internados foram suspensas levando o Núcleo de Humanização a desenvolver o projeto Visita Remota, realização de videochamadas entre pacientes e familiares por meio de tablets fornecidos pelo hospital.
O projeto continua em operação, pois apesar da liberação das visitas hospitalares e de muitos pacientes utilizarem celulares pessoais para comunicação, há pacientes que, devido à sua condição clínica, não conseguem utilizar dispositivos de modo independente. Além disso, há situações que impedem as visitas presenciais.
Acolhimento materno
Recentemente, uma situação especial emocionou toda a equipe do Núcleo de Humanização. Uma mãe precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após o parto. Seu bebê, nascido prematuro, também precisou de internação na UTI neonatal. Como mãe e filho não podiam se encontrar fisicamente, o recurso da visita remota foi acionado e a assistente Nathália Bertolassi, do Núcleo de Humanização, realizou uma videochamada entre a mãe e a profissional da UTI neonatal que lhe colocou em contato com o bebê.
Durante a videochamada a mãe teve a oportunidade de ver e dizer palavras amorosas para o seu filho. Ela ficou aliviada ao ver que o bebê estava tranquilo e que abriu os olhos ao ouvir a sua voz, em um emocionante momento de conexão.
Sobre o projeto
A Visita Remota alcançou no mês de agosto 79,38% dos pacientes internados no Instituto Central do Hospital das Clínicas indicados pelas equipes de saúde. Os resultados semestrais mostraram um índice de satisfação com o serviço de 97% entre os familiares e 98% entre os pacientes.
Para obter mais informações sobre a Visita Remota entre em contato com o Núcleo de Humanização pelo telefone (11) 2661-2417 ou pelo e-mail humaniza.adm@hc.fm.usp.br.
Publicado em 16/09/2024