Números alcançados são um marco para o Programa de Saúde Digital
Em setembro, o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) alcançou a marca de mais de 10 mil teleatendimentos realizados por médicos especialistas em Saúde da Família e Comunidade no modelo TeleAPS.
Trata-se de uma importante conquista para o programa, que confirma sua importância para auxiliar na qualificação e ampliação dos serviços de Atenção Primária à Saúde no Estado.
Paula Scudeller, diretora-executiva do PDI Saúde Digital, destaca que o crescimento do modelo TeleAPS é positivo não somente por ampliar o acesso, mas também por contribuir na construção de uma nova cultura de assistência, de modo que os pacientes recebam o melhor cuidado possível, utilizando a tecnologia como aliada para integrar e agilizar o trabalho dos profissionais de saúde.
Segundo ela, com essas estratégias o PDI Saúde Digital tem conseguido obter uma resolutividade de mais de 80% na Atenção Primária, o que resulta na redução de encaminhamentos de pacientes para outros níveis de assistência. “A atenção primária tem uma resolutividade de 30% a 40%, ou seja, a diferença disso, que é em torno de 60% a 70% representa a demanda que é gerada para outros níveis de assistência. Se melhoramos a resolutividade para 80%, reduzimos a demanda para o atendimento secundário e terciário”.
Sobre o PDI Saúde Digital
O PDI Saúde Digital é uma iniciativa destinada ao estudo, teste e validação das melhores soluções para qualificar, facilitar e ampliar o acesso do cidadão à assistência à saúde.
Baseado nos conceitos de transformação digital e nas melhores práticas mundiais, o programa busca a disrupção em diversas áreas por meio da validação de novos métodos, processos, fluxos e estruturas que possam ser escalados para o acesso universal no sistema público de saúde.
Com execução entre 2024 e 2026, o PD&I Saúde Digital é desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e pelo Centro de Inovação do Hospital das Clínicas (InovaHC), com realização da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo (SES/SP).
O PDI Saúde Digital engloba seis iniciativas: TeleAPS, voltado à Atenção Primária à Saúde; TeleUTI, destinado à teleconsultoria para terapia intensiva; TeleSAP, orientado para o teleatendimento em Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada às pessoas privadas de liberdade; AME+Digital, focado no teleatendimento médico de especialidades; Mapeamentos de Saúde Digital e Requisitos Tecnológicos das Unidades de Saúde do Estado de São Paulo; e implantação do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado de São Paulo.
Publicado em 27/09/2024