Aconteceu


Ano I - Edição 12 - 08/07/2024 a 14/07/2024

Trabalho de fisioterapia do ICr é premiado no XXI SIFR

Trabalho de fisioterapia do ICr é premiado no XXI SIFR


Estudo foi destaque na área de terapia intensiva pediátrica

O Serviço de Fisioterapia do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) alcançou o primeiro lugar no Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva 2024 (XXI SIFR) com pesquisa na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva Pediátrica. 

O evento realizado entre os dias 12 e 15 de junho, aconteceu em Brasília, no Distrito Federal (DF). Com mais de 700 trabalhos submetidos, o estudo do ICr chamado “Análise da pressão inspiratória máxima e o desfecho da extubação durante o teste de respiração espontânea em terapia intensiva pediátrica” venceu na categoria Pôster Temático – UTI Neonatal e Pediátrica.

O simpósio foi apresentado pela diretora do Serviço de Fisioterapia do ICr, Ana Lucia Capelari Lahóz. A pesquisa é parte do projeto de doutorado do fisioterapeuta Leonardo Rocha Fernandes sobre tomografia de impedância elétrica durante o desmame ventilatório e conta com a orientação do Chefe do Centro de Terapia Intensiva do ICr, Prof. Dr. Artur Figueiredo Delgado, e da médica intensivista do ICr, Dra. Flávia Andrea Krepel Foronda, além da participação das fisioterapeutas da UTI pediátrica, Larissa Malzov Farina e Paula Ravena de Menezes Pinto. “Evidenciar o melhor momento para realizar a extubação da criança de forma não invasiva e à beira leito reforça a importância do fisioterapeuta como parte integrante do atendimento multiprofissional na terapia intensiva pediátrica durante este processo”, explica Leonardo Rocha Fernandes.

De acordo com ele, ferramentas que auxiliem o desmame ventilatório predizendo o sucesso da extubação em pediatria é desafiador e essencial, pois reduz riscos e complicações para o paciente. “Ganhar este prêmio e ter nossos profissionais engrandecendo e contribuindo para a comunidade científica só reforça a importância e o compromisso que o Serviço de Fisioterapia do ICr tem em estar sintonizado com os pilares da instituição”, conclui Ana Lucia Capelari Lahóz. 

Além do trabalho premiado, outro pôster temático foi apresentado no simpósio, que também contou com a equipe de Fisioterapia do ICr à frente de aulas sobre Fisioterapia na Terapia Intensiva Neonatal. 

Promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), o SIFR é a principal atividade científica do grupo. Cada edição do simpósio mostra o desenvolvimento das especialidades da Fisioterapia no Brasil. 

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer