Crédito foto destaque: Thiago Luan / Comunicação FMUSP
Novos alunos conheceram a rede de apoio oferecida pela instituição, além de atividades complementares culturais, esportivas e de extensão
Entre os dias 23 e 28 de fevereiro, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) realizou a Semana de Recepção dos Calouros 2025, com o objetivo de integrar os ingressantes e apresentar as oportunidades proporcionadas pelo ambiente acadêmico. Neste ano, as novas turmas são formadas por 275 alunos, 175 no curso de Medicina e 25 em cada um dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Física Médica.
Organizada pela Comissão de Graduação, em parceria com entidades estudantis, a semana teve uma programação intensa de iniciativas que colaboraram para que os calouros criassem seus primeiros laços de amizade, conhecessem os projetos de extensão e atividades acadêmicas complementares esportivas e culturais das quais podem participar ao longo do curso. O programa “Cuidar Bem, Para Formar Bem” foi apresentado para que os alunos busquem o acompanhamento de saúde clínica e esportiva. A Cerimônia de Boas-Vindas proporcionou momentos emocionantes aos estudantes e seus familiares, que também puderam desfrutar de um Dia de Clube na estrutura da AAAOC. Além disso, uma visita monitorada apresentou os institutos do Complexo do Hospital das Clínicas.
Há uma década, a FMUSP passou a adotar políticas afirmativas, que ampliaram as vias de acesso e fortaleceram a diversidade na instituição. Isso torna ainda mais essencial o acolhimento com a apresentação da rede de apoio, que oferece suporte financeiro, assistência psicológica, mentorias e tutorias logo no início da formação. "Nosso objetivo é garantir que todos os ingressantes, especialmente aqueles em situação mais vulnerável, sintam-se acolhidos e tenham as ferramentas necessárias para sua permanência e sucesso na universidade", destacou a Profa. Dra. Iolanda Tibério, presidente da Comissão de Graduação da FMUSP.
Na quinta-feira, os alunos participaram da iniciativa "Primeira Lição: Aprender com o Paciente", uma ação promovida pela Faculdade para impactar a formação do profissional da saúde com reflexões sobre humanização no cuidado aos pacientes desde o início da graduação. A Gincana do Bem, iniciada nesta semana, promove conscientização social e ambiental. Os centros acadêmicos distribuíram passaportes para que os ingressantes os completem com adesivos, obtidos mediante doações de sangue, brinquedos, cabelos, livros e kits de higiene pessoal. Os ingressantes que coletarem mais adesivos receberão premiações na Comissão de Graduação.
A Semana de Recepção dos Calouros da FMUSP proporcionou uma imersão inicial na vida universitária, fortalecendo vínculos e incentivando os ingressantes a se envolverem na comunidade acadêmica e nas ações de impacto social da faculdade.
Publicado em 28/02/2025