Filtros de busca:

Notícias coluna meio


Ano II - Edição 44 - 17/02/2025 a 23/02/2025

Pesquisadores da FMUSP apresentam tecnologia inovadora em diagnóstico oncológico na Alemanha

Pesquisadores da FMUSP apresentam tecnologia inovadora em diagnóstico oncológico na Alemanha


Trabalho desenvolvido foi compartilhado com cientistas de diversos países

Entre os dias 28 e 31 de janeiro, a Professora Colaboradora Dra. Leslie Kulikowski, do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e os alunos de doutorado Beatriz Wollf e Lucas Liro foram destaque durante o Workshop realizado na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. 

O evento reuniu especialistas internacionais para discutir os avanços na tecnologia de metilação do DNA aplicada ao diagnóstico e o método pioneiro desenvolvido na FMUSP para identificação de tumores do sistema nervoso central, com ênfase na oncologia pediátrica, foi apontado como referência mundial. "Esse método permite uma classificação molecular precisa dos tumores, garantindo um diagnóstico mais assertivo e, consequentemente, um tratamento mais adequado para cada paciente. Durante o workshop, pudemos compartilhar os resultados das pesquisas utilizando sequenciamento de segunda geração e discutimos a transição para a terceira geração, baseada na tecnologia Nanopore, que já se mostra mais barata e mais rápida", explicou a Profa. Leslie Kulikowski, coordenadora do Laboratório de Citogenômica e Patologia Molecular (LIM 03). 

Além da troca de conhecimentos, a participação da equipe reforçou a colaboração da FMUSP com o Molecular Neuro-Pathology Outreach Consortium (MNP), organização internacional dedicada a expandir o acesso a tecnologias avançadas de diagnóstico, especialmente em países de baixa e média renda. "Nossa integração ao consórcio não apenas fortalece a pesquisa desenvolvida no Brasil, mas também nos permite contribuir com a construção de um banco de dados global, essencial para aprimorar os algoritmos de classificação tumoral", destacou. 

A viagem à Alemanha também representou um avanço na implementação da tecnologia de terceira geração no Brasil. Com o suporte do consórcio, o Laboratório de Citogenômica poderá expandir sua capacidade de atendimento, tornando o exame mais acessível para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


Publicado em 14/02/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer