Crédito foto destaque: Comunicação FMUSP
Nova versão amplia o escopo para além das dependências físicas da instituição
Para atender às mudanças no contexto social e educacional dos últimos anos, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) anuncia a publicação da versão revisada de seu Código de Conduta Ética, originalmente publicado em 2018. Destinado a alunos, docentes e funcionários, o documento tem o objetivo de promover uma cultura de proteção dos Direitos Humanos e a harmonia nas relações interpessoais.
“Este documento não é apenas uma referência para normatização, mas também um guia para fomentar o agir ético em qualquer situação, independentemente do ambiente onde os membros da nossa comunidade atuem, desde que seus atos tenham vínculo com a posição deles na FMUSP ou decorram dela”, destacou a gerente do Centro de Humanização da Faculdade, a Profa. Dra. Izabel Rios, que liderou o processo de revisão.
Esta edição, aprovada pela Congregação em junho de 2024, contou com a contribuição de uma equipe multiprofissional formada pela Profa. Dra. Ana Claudia Germani, Saulo Lourenço Siqueira, Tales de Areco Chaves, Marisa Luppi e Profa. Dra. Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério.
A atualização deixa clara a ampliação do escopo para além das dependências físicas da instituição, atendendo aos desafios trazidos pelo uso crescente das tecnologias digitais nos últimos anos. Outro avanço é a inclusão de diretrizes para a apuração e resposta a possíveis desvios de conduta.
As informações e diretrizes contidas no documento passam a valer a partir deste mês, com a divulgação para toda a comunidade acadêmica, por meio de matérias, e-mails, fundo de tela e peças nas TVs e redes sociais da Faculdade.
Para conferir o novo Código de Conduta Ética, acesse: Código de Conduta Ética.
Assessoria de Imprensa Faculdade de Medicina da USP
Publicado em 21/02/2025