Mapeamento faz parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o HCFMUSP
Na última segunda-feira (24/3), aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o lançamento de um amplo projeto de Mapeamento de Iniciativas de Saúde Digital e de Requisitos Tecnológicos.
O evento reuniu representantes de instituições de saúde, presentes nos 645 municípios paulistas, incluindo unidades básicas de saúde, hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatório médico de especialidades e unidades prisionais.
O objetivo do projeto de Mapeamento é identificar boas práticas, modelos de sucesso e desafios tecnológicos enfrentados pelas unidades de saúde em todo o Estado.
A iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital), da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), em parceria com o InovaHC, braço de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
Para traçar um panorama detalhado da digitalização na saúde pública, uma pesquisa abrangente ficará disponível para preenchimento entre 2 de abril e 15 de julho deste ano.
Cerca de 6.300 instituições de saúde estaduais receberão um questionário eletrônico com perguntas sobre infraestrutura, necessidades tecnológicas e adoção de soluções digitais. O levantamento também abordará temas como telessaúde, interoperabilidade de sistemas, segurança da informação, acessibilidade e o nível de maturidade digital dos serviços.
Os dados coletados ao longo da pesquisa serão analisados e vão direcionar políticas públicas mais eficazes, promovendo a inovação digital no setor. Todos eles ficarão disponíveis no site https://www.mapeamentosaudedigital.com/.
Sobre o PDI Saúde Digital
O Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o InovaHC. O programa visa estudar, testar e validar soluções inovadoras para qualificar, facilitar e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde por meio da transformação digital.
Publicado em 31/03/2025