A nova etapa do programa foi lançada no dia 25 de março, quando os mentores participaram de um treinamento para receber os novos estudantes.
Após um ano de implementação do projeto-piloto, o programa amplia o atendimento
“Formamos um grupo de trabalho com o Serviço de Pós-Graduação e representantes discentes para criar um modelo que atendesse às necessidades específicas dos pós-graduandos”, explicou a professora Izabel Cristina Rios, gerente do Centro de Humanização.
A nova etapa do programa foi lançada no dia 25 de março, quando os mentores participaram de um treinamento para receber os novos estudantes. A maioria é formada por veteranos da pós-graduação, o que garante a troca “entre pares” com os ingressantes.
Projeto-piloto
O programa de mentoria da pós-graduação foi criado a partir da escuta ativa sobre desafios vivenciados pelos pós-graduandos na adaptação. Durante a fase piloto, o programa já beneficiou 48 alunos e, nesta etapa, inicia sua sétima turma.
“No início, foi difícil entender os processos e encontrar informações básicas a quem é de fora da cidade, por exemplo. Receber a mentoria foi essencial para que eu me sentisse integrada ao curso”, afirmou a representante do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Ana Nonato, uma das participantes atendidas na fase inicial, que hoje atua como mentora.
Melhoria contínua
Com foco na evolução constante do trabalho, o programa inclui pesquisas de satisfação, monitoramento contínuo e reuniões de troca de experiências.
As próximas ações serão fornecer a certificação dos mentores e a ampliação do quadro de voluntários.
Interessados em participar podem entrar em contato com a CPG pelo e-mail: posfm@fm.usp.br.
Publicado em 31/03/2025