Confira algumas ponderações sobre o uso do aparelho no ambiente de trabalho
Atualmente, os celulares são essenciais em nossas vidas, permitindo uma comunicação instantânea com equipes e pacientes, além de acesso a documentos e informações variadas. Porém, é preciso estar atento aos problemas que podem surgir no uso cotidiano, tais como:
• Expor informações confidenciais de pacientes, seja através de mensagens ou fotos;
• Publicar fotos sem autorização de terceiros, como pacientes, visitantes e colegas;
• Risco de contaminação cruzada;
• Possíveis falhas humanas por distrações.
Para evitar situações desagradáveis e perigosas, podemos adotar alguns cuidados simples:
Seguir as orientações internas da instituição e colaborar para o bom funcionamento do setor/serviço;
Ter cuidado com as informações e imagens exibidas em fotos e mensagens, evitando expor dados de terceiros;
Usar o celular de forma consciente;
Incluir a limpeza das telas e aparelhos na rotina de higienização das mãos e superfícies.
É importante lembrar que além de causar desconforto pessoal, essas questões podem ter consequências graves, como a quebra do sigilo profissional e a responsabilidade por infecções ou erros.
Portanto, utilizar o celular com consciência é a melhor abordagem.
Publicado em 03/02/2025