Os conflitos de interesses ocorrem quando decisões profissionais deixam de priorizar os interesses da Instituição e dos pacientes e passam a ser influenciadas por interesses pessoais.
De acordo com o artigo 16 do Código de Conduta Funcional do HCFMUSP, é fundamental que todos os colaboradores identifiquem e declarem possíveis conflitos de interesses, informando qualquer situação que possa afetar sua participação em decisões individuais ou em comissões e comitês.
Exemplos de situações que configuram conflitos de interesses podem ser consultados na Cartilha de Compliance, disponível no site: https://x.gd/S7XYf.
É importante ressaltar que declarar um conflito de interesse não resulta em penalidades. A única restrição é quanto à participação em comissões que tratam de questões comerciais ou financeiras como compras e aprovações de materiais.
Também há restrição para autorizar, indicar, prescrever ou aprovar medicamentos de alto custo. A Diretoria de Compliance mantém um registro das declarações de conflitos de interesses.
Para declarar um conflito de interesse, basta enviar um e-mail para compliance@hc.fm.usp.br, informando seu nome, setor e uma descrição detalhada da situação que possa configurar um conflito de interesse.
Publicado em 29/11/2024